Significado de Homeostasia

Compartilhar no Facebook

O que é Homeostasia:

Homeostasia (ou homeostase) é a tendência existente em alguns organismos para o equilíbrio e conservação de elementos fisiológicos e do metabolismo através de alguns mecanismos de regulação.

É considerado que um organismo está em homeostasia quando substâncias químicas estão em concentrações adequadas, a temperatura é estável e a pressão é apropriada.

Este fenômeno foi descrito pela primeira vez pelo fisiologista francês Claude Bernard e posteriormente foi estudado mais profundamente pelo fisiologista estadunidense Walter Cannon.

Importante no âmbito da biologia, a homeostasia consiste no processo de regulação através do qual um organismo consegue manter o seu equilíbrio. A homeostasia é caracterizada pela sua estabilidade e também pela sua imprevisibilidade, porque uma ação pode ter um efeito oposto do que é expectável.

No corpo humano, é possível identificar vários tipos diferentes de homeostasia. A homeostasia hídrica, ou osmorregulação, acontece nos rins e significa a regulação da água dentro do organismo. A homeostasia feita pelo fígado e pâncreas (segregação de insulina) serve para regular os níveis de glicose no sangue.

A homeostasia térmica é uma forma de equilíbrio e controle da temperatura do corpo humano que é feita através da pele e da circulação sanguínea. O ambiente externo, quando sujeita o corpo a temperaturas mais baixas, obriga a algumas alterações. Nesse caso, o corpo usa mais energia para manter a temperatura e em situações extremas o corpo envia mais sangue para a região dos órgãos vitais, sendo que os braços e pernas, por serem menos importantes, ficam mais prejudicados.

A homeostasia psicológica consiste no equilíbrio entre as necessidades de um indivíduo e o suprimento dessas mesmas necessidades. Assim, quando essas necessidades não são supridas, acontece uma instabilidade interior, que é solucionada com alterações nos comportamentos, que culminem na satisfação dessas necessidades.

Em algumas ocasiões este termo também é usado para descrever um sistema que permite manter a estabilidade de um ambiente interno, como uma empresa, por exemplo.

O significado de Homeostasia está na categoria: Geral