Significado de Hostil

Compartilhar no Facebook

O que é Hostil:

Hostil é um adjetivo de dois gêneros que qualifica a atitude de uma pessoa que é contrária, que se opõe e que costuma desaprovar. Uma pessoa hostil normalmente coleciona inimizades porque age com rudeza, com grosseria sem se preocupar se pode estar magoando os outros.

Esta palavra tem origem no latim hostilis, sendo que hostis significa inimigo. Uma pessoa hostil é adversa, contrária, inimiga, e apresenta uma atitude provocante ou agressiva. Ex: Quando ele saiu do bar, foi tratado de forma hostil pelo assaltante.

As atitudes também são hostis porque podem ser decorrentes de uma situação de stress, de um desequilibro físico ou emocional, e tem sido associada a doenças que podem atacar o coração provocando até ataque cardíaco. Um indivíduo hostil pode morrer bem mais cedo do que uma pessoa que não é agressiva.

Hostil pode ainda ser usado na referência a um lugar ermo, ou um lugar de difícil acesso, pode ser lembrado na informação sobre um povo que não tem contato com a civilização e que ao ser encontrado age por medo, de forma hostil.

Hostil pode ser também um ambiente de trabalho, onde o trabalhador tem dificuldades em função da gestão, ou colegas de trabalho que são considerados hostis. Qualquer ato discriminatório em relação à idade, sexo, raça, orientação sexual ou deficiência podem ser considerados, criando um ambiente de trabalho hostil. Neste caso, o ambiente hostil pode contribuir para um aumento do stress e diminuição da produtividade.

O verbo hostilizar significa tratar alguém com hostilidade, lutando e machucando essa pessoa.

Existe também o ambiente ou clima hostil quando acontece uma guerra civil, interna entre povos da mesma região decorrente de forças e interesses antagônicos com o fim de por exemplo, assumir o controle político daquela região.

O significado de Hostil está na categoria: Geral