Significado de Humildade

Compartilhar no Facebook

O que é Humildade:

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica, onde ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.

A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.

Descubra mais sobre o significado de orgulho.

Também é comum o ato de “pedir humildade”, isso quer dizer, solicitar para que alguém ou um determinado grupo haja de modo mais modesto, simpático e acessível com outras pessoas ou situações.

Etimologicamente, a origem da palavra humildade está no latim humilitas, que significa “pouca elevação”, ou seja, uma relação com a ideia de modéstia.

A palavra humildade também pode ser aplicada para qualificar uma condição de desfavorecimento econômico, como por exemplo o modo de vida das pessoas pobres.

Exemplo: “No alto da favela fica a humilde casa de minha mãe”.

Em inglês, o termo “humildade” pode ser traduzido para humility, enquanto que a tradução mais utilizada para “humilde” é humble.

Humildade na bíblia

A humildade consta em praticamente todos os textos da bíblia cristã, onde diz-se que "quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado”.

A falta de humildade é um pecado para os seguidores da doutrina cristã, sendo esta essencial para a construção de uma "vida santa" e isenta de outros pecados.

Exemplos de pessoas humildes na história: Jesus Cristo, Ghandi, Madre Paulina, Rei Davi, Madre Tereza de Calcutá.

Ver também o significado de soberba, arrogante e prepotente

O significado de Humildade está na categoria: Geral