Significado de Húmus

Compartilhar no Facebook

O que são Húmus:

Húmus é a matéria orgânica depositada no solo, que resulta da decomposição de animais e plantas mortas, ou de seus subprodutos. O húmus se forma através de um processo natural, produzido por bactérias e fungos do solo, e agentes externos como a humidade e a temperatura contribuem para a humificação.

Na formação do húmus há a liberação de diversos nutrientes, em especial o nitrogênio, o que acaba tornando o húmus um fertilizante orgânico para a agricultura.

Vermicompostagem é o uso da minhoca na produção de húmus, decompondo resíduos e dejetos de animais e também o lixo urbano, o que colabora com a melhoria do solo, neutralizando o carbono e eliminando cheiros desagradáveis. A vermicompostagem é um processo bastante conhecido, em especial entre moradores de áreas rurais, uma vez que a minhoca é conhecida por ser uma máquina de limpeza dos resíduos.

O húmus traz muitos benefícios para  o solo, como melhorar suas propriedades físicas, promover a liberação de nutrientes lentamente, tornando a adubação mais eficaz e duradoura, contribuir para o aumento da capacidade de tamponamento do solo, retém a umidade do solo por mais tempo e muito mais.

O significado de Húmus está na categoria: Geral