Significado de IATA

Compartilhar no Facebook

O que é IATA:

IATA é a sigla inglesa de International Air Transport Association ou Associação Internacional de Transportes Aéreos, em português. A IATA foi criada há mais de 60 anos por um grupo de companhias aéreas, com o objetivo de representá-las em todos os assuntos relacionados à aviação.

Atualmente, a IATA representa mais de 230 companhias aéreas - cerca de 93% do tráfego aéreo internacional. A IATA luta pelos interesses das companhias em todo o mundo fazendo com que os governos prestem contas, desafiando encargos tributários e trazendo a conscientização das pessoas envolvidas sobre os benefícios da aviação para as economias.

O principal objetivo da IATA é ajudar as companhias aéreas a simplificar processos, aumentar a comodidade dos passageiros, reduzir custos, melhorar a eficiência dos serviços e, principalmente, cuidar da segurança da aviação, além de procurar minimizar o impacto do transporte aéreo no meio ambiente.

Os códigos de três letras que designam os nomes dos aeroportos em todo o mundo foram criados pela IATA. Exemplo: GRU (Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo), LHR (Heathrow, em Londres), OPO (Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, Portugal), etc. Para simplificar processos, esses códigos são usados nas passagens de avião, adesivos de bagagens, etc.

Câmbio IATA

O câmbio IATA é a cotação oficial utilizada na emissão de bilhetes aéreos internacionais e o valor é semelhante ao dólar comercial.

O significado de IATA está na categoria: Siglas