Significado de IBGE

O que é IBGE:

IBGE é a sigla do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, uma organização pública responsável pelos levantamentos e gerenciamentos dos dados e estatísticas brasileiras.

O IBGE é o conhecido principalmente por ser o responsável pela organização e execução do censo demográfico, que consiste numa pesquisa sobre a população nacional, reunindo dados sobre a vida das pessoas, entre outras informações, como o número de habitantes, o número de homens, mulheres e crianças, e etc.

Criado oficialmente em 1936, o IBGE está ligado diretamente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, produzindo e analisando entrevistas, e divulgando informações demográficas, sociais e econômicas do país.

Com isso, o principal objetivo do IBGE é fazer com que toda a população e governantes tenham um conhecimento mais detalhado sobre a realidade do Brasil, em diferentes aspectos.

O IBGE também é responsável pela produção e análise do Índice de Preços ao Consumidor, que são medidas utilizadas para calcular a variação do custo de vida das famílias brasileiras, ou dos preços de produtos e serviços consumidos, dividido por faixas de renda. Para calcular esse índice, são realizadas pesquisas mensais em onze cidades diferentes.

Com os dados recolhidos pelo IBGE é possível aos Governos fazerem planejamentos de médio e longo prazo para o país, a fim de melhorar a qualidade de vida, renda, habitação e todos os fatores que permeiam a vida de um cidadão.

Saiba mais sobre o significado de Censo.

O significado de IBGE está na categoria: Siglas