Significado de Ícone

Compartilhar no Facebook

O que é Ícone:

Ícone é uma palavra com origem no termo grego eikón que pode significar uma pintura religiosa característica das igrejas ortodoxas; um conceito no âmbito da semiologia e semiótica ou uma representação visual a nível informático.

No campo da semiologia e semiótica um ícone é um signo visual que representa outro objeto por ser semelhante a ele. Graças a essa relação de semelhança, o ícone pode substituir a coisa que representa.

A nível popular, um ícone também pode ser uma pessoa muito importante e reconhecida na sua área de trabalho. Por exemplo, um ícone do mundo da música ou do esporte é uma pessoa cujo bom desempenho nessa área é reconhecido amplamente.

Na área da informática, um ícone é a representação visual de um programa ou de um aplicativo. O ícone é um elemento de interface importante de um sistema operacional, pois facilita a identificação do objeto por parte do utilizador. Por exemplo, o ícone do Internet Explorer é a letra "E" de cor azul, com uma circunferência que envolve a letra na diagonal.

Ícones Bizantinos

Nos países ortodoxos é a designação dada a toda a pintura religiosa executada em painel (muitas vezes sobre a madeira). São conhecidos ícones desde o século VII, mas ainda hoje são produzidos. Os ícones consistem em representações de Jesus, da Virgem Maria ou dos santos.

Inicialmente utilizavam a técnica da encáustica, mas cedo passaram para a têmpera. Existem também ícones de metal, de marfim e de cerâmica.

Este tipo de pintura tende a se fixar em características estilísticas imutáveis, pois a perfeição do modelo residia na fidelidade da imagem a um tipo. Uma das mais importantes coleção de ícones (bizantinos) se encontra no Mosteiro de Santa Catarina, do monte Sinai. Nos países eslavos, há importantíssimos conjuntos de ícones, sendo de salientar a originalidade das escolas russas.

O significado de Ícone está na categoria: Geral