Significado de Idealismo

Compartilhar no Facebook

O que é Idealismo:

Idealismo é a qualidade do que é ideal. É a representação das coisas sob a forma ideal. É a propensão ou inclinação do espírito para o devaneio, para o ideal. O ideal é o que existe somente na ideia, no imaginário, é o fantástico, o modelo sonhado.

Em Sociologia, no desenvolvimento cultural, o idealismo consiste na criação imaginária de normas de ação tidas como perfeitas, ideais, e apresentadas como objetivo a ser alcançado na realidade. O idealismo é básico no processo cultural em todos os seus aspectos.

Na estética, idealismo é a denominação dos sistemas que consideram que a finalidade da arte é a representação fictícia de algo que será mais satisfatório para o espírito do que a realidade objetiva. É a arte como realização dos ideais e não como representação de fatos.

O idealismo na Filosofia

O Idealismo, na Filosofia, é o nome comum a todos os sistemas filosóficos que fazem das ideias o princípio interpretativo do mundo. É a designação geral dos sistemas éticos que tornam normas ideais como normas de ação.

A filosofia se interrogou em todas as épocas acerca da essência do belo, do ideal. Para Platão, o ideal se identifica com o bom, e toda a estética idealista parte dessa compreensão platônica. Segundo Platão, qualquer compreensão adequada sobre as coisas do mundo sensível deveria abstrair as suas imperfeições e chegar até a sua essência, chegar ao ideal.

Hegel, filósofo alemão, foi um dos criadores do idealismo alemão. Sua corrente filosófica partiu da ideia da autoconsciência, para recuperar a ontologia (parte da filosofia que estuda a natureza do ser, a existência e a realidade) como a lógica do ser.

O significado de Idealismo está na categoria: Geral