Significado de Identidade

Compartilhar no Facebook

O que é Identidade:

Identidade é a qualidade de idêntico. É o reconhecimento de que o indivíduo é o próprio. É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc.

Carteira de identidade ou Registro Geral (RG) é um documento emitido para confirmar a identificação das pessoas. Na carteira são registrados os dados pessoais, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital, foto e assinatura, que vão reconhecer o cidadão. Cada identidade recebe um número, que será sua representação. O documento pode ser solicitado em qualquer idade, nos postos do Instituto de Identificação de cada estado. É um documento que é válido em todo território nacional e substitui o passaporte em viagens para o Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

Identidade falsa pode ser uma identidade criada por usuários das redes sociais, como Facebook, Twitter etc., com o objetivo de ocultar sua própria identidade. Esses perfis, chamados de "fakes", termo em inglês que significa mentiras, falsidades, são usados para simular uma identidade falsa, onde os usuários criam um personagem com características diferentes da sua real identidade, para conquistar um maior número de seguidores.

Falsa identidade é um um crime previsto no artigo 307 do Código Penal brasileiro que consiste em: "Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem". A pena pode ser detenção de três meses a um ano, ou multa, se a prática em questão não fizer parte de um crime com maior gravidade.

A expressão "alter ego", que significa "o outro eu", é usada para designar um amigo íntimo: "meu alter ego", no qual se pode confiar da mesma forma como confia em si mesmo. Alter ego é em psicologia a segunda personalidade, é a pessoa que se revela através de diversas identidades, é uma patologia denominada Transtorno Dissociativo de Identidade.

Identidade cultural

Identidade cultural é o conjunto das características de um povo, oriundas da interação dos membros da sociedade e da forma de interagir com o mundo. Identidade cultural são as tradições, a cultura, a religião, a música, a culinária, o modo de vestir, de falar, entre outros, que representam os hábitos de uma nação.

Identidade visual

Identidade visual é a representação gráfica que caracteriza uma empresa ou um produto. É um símbolo gráfico que leva ao mercado a divulgação de uma marca, com o objetivo de criar uma identidade, que visualizada remete imediatamente ao produto.

O significado de Identidade está na categoria: Geral