O que é Ideologia: significado, conceito e definição

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

Ideologia, em um sentido amplo, significa aquilo que seria ou é ideal.

Este termo possui diferentes significados. No senso comum, é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.

Diversos autores utilizam o termo sob uma concepção crítica. Consideram que ideologia pode ser um instrumento de dominação que age por meio de convencimento. A persuasão, e não da força física, portanto, alienariam a consciência humana.

O termo "ideologia" foi usado marcadamente pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy. O conceito foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante.

De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.

No século XX, várias ideologias se destacaram:

  • Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, tinha um caráter militar, expansionista e autoritário.
  • Ideologia comunista: disseminada na Rússia e outros países, visando a implantação de um sistema de igualdade social.
  • Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e têm como ideal a participação dos cidadãos na vida política.
  • Ideologia capitalista: surgiu na Europa e era ligada ao desenvolvimento da burguesia, visava o lucro e o acúmulo de riqueza.
  • Ideologia conservadora: são ideias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
  • Ideologia anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder.
  • Ideologia nacionalista: é aquela que exalta e valoriza a cultura do próprio país.

Ideologia de gênero

"Ideologia de gênero" é um conceito que ficou popularmente conhecido, mas é preciso tomar cuidado ao usar esta expressão quando se fala sobre questões de gênero.

É importante saber que, nesse caso, a expressão não é a mais adequada, já que a palavra ideologia significa "conjunto de ideias ou princípios sobre um assunto".

O que é gênero?

Gênero é definido como a maneira que uma pessoa se autoidentifica e se percebe como indivíduo (homem ou mulher), o que pode acontecer independentemente da sua sexualidade biológica, ou seja, do sexo com que nasceu.

Existem teorias que defendem a existência de apenas dois gêneros (masculino e feminino), mas também há estudos que sugerem a existência de uma diversidade de gêneros, que podem ir além desses dois conceitos.

Pesquisadores do assunto defendem que a identificação com um determinado gênero é resultado de uma construção histórica, social e cultural. De acordo com estes estudos, a noção de gênero não seria uma escolha feita conscientemente.

Assim, a identificação com um gênero não seria uma escolha pessoal, mas o resultado de uma soma de fatores. A convivência de uma pessoa com certos valores sociais e culturais, por exemplo, além da percepção sobre sua própria identidade.

Ideologia na Filosofia

Hegel abordou a ideologia como uma separação da consciência em relação a si própria.

Marx utilizou essa concepção hegeliana para diferenciar dois usos diferentes do conceito de ideologia:

um que expressa a ideologia como causadora da alienação do homem, através da separação da consciência;

outra que contempla a ideologia como uma superestrutura composta por diversas representações que compõem a consciência.

Para Karl Marx, a ideologia mascara a realidade. Os pensadores adeptos dessa escola consideram a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades.

Ideologia na Sociologia

A sociologia descreve uma ideologia como uma associação de representações e ideias que um determinado grupo social produz a respeito do seu meio envolvente e da sua função nesse meio.

Existem ideologias políticas, religiosas, econômicas e jurídicas. Uma ideologia se distingue de uma ciência porque não tem como fundamento uma metodologia exata capaz de comprovar essas ideias.

O grupo que defende uma ideologia frequentemente tenta convencer outras pessoas a seguirem essa mesma ideologia. Assim, existem confrontos ideológicos e consequentemente ideologias dominantes (hegemônicas) e dominadas (subordinadas).

Bibliografia:

  • CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2000.
  • EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introdução. Sâo Paulo: Boitempo, 2019.

Ver também:

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar