Significado de Idiota

Compartilhar no Facebook

O que é Idiota:

Idiota significa tolo, pateta. Do grego "idiótes" que significa "pessoa leiga, sem habilidade profissional", por oposição àqueles que desenvolviam algum trabalho especializado. Na acepção original, idiota designava literalmente o cidadão privado, alguém que se dedicava apenas aos assuntos particulares em oposição ao cidadão que ocupava algum cargo público ou participava dos assuntos de ordem pública.

O termo evoluiu de forma depreciativa para caracterizar uma pessoa ignorante, simples, sem educação. Popularmente, um idiota é um indivíduo tolo, imbecil, desprovido de inteligência e de bom senso. Idiotice é o produto daquele que é idiota.

Na Psiquiatria, o idiota é aquele que sofre de "idiotia", que é o diagnóstico atribuído ao indivíduo mentalmente deficiente, com grau avançado de atraso mental, ligado a lesões cerebrais. No estado de idiotia profunda, o portador desta patologia tem suas capacidades vitais reduzidas num estado semelhante ao coma.

O Idiota (livro)

O Idiota é o título de um romance de autoria do escritor russo Fiódor Dostoiévski. O livro conta a história de um homem com epilepsia, um homem bom e humanista que, devido às suas atitudes de grande compaixão, é visto pelos outros como um idiota.

O significado de Idiota está na categoria: Geral