Significado de Idoneidade

Compartilhar no Facebook

O que é Idoneidade:

Idoneidade é um substantivo feminino que deriva do termo em latim idoneitate, que expressa a qualidade de idôneo, e também significa capacidade, aptidão, habilitação e competência.

A idoneidade, característica de alguém que é idôneo, revela alguém conveniente, apto, capaz, que possui certas condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras.

A idoneidade moral e física são requisitos para que um indivíduo seja qualificado para um emprego, sendo que em alguns casos a entidade empregadora exige a apresentação de um atestado de idoneidade moral e física.

A idoneidade também está relacionada com uma forma de conduta e é um pré-requisito para pessoas que queiram exercer alguma profissão. Para ser polícia, por exemplo, é necessário ter uma conduta escorreita (que não apresenta defeito) e conduta ilibada (pura ou sem mácula).

Idoneidade Cadastral e Financeira

Idoneidade cadastral significa que a pessoa não tem dívidas pendentes em Bancos ou outras instituições de crédito, ou seja, que a pessoa tem a "ficha limpa". A idoneidade cadastral é um requisito básico para obter financiamento para adquirir habitação própria.

Até Março de 2013, um indivíduo que pretendesse obter financiamento para ingressar no Ensino Superior, tinha que comprovar a sua idoneidade cadastral, sendo que o representante legal do aluno teria que fazer o mesmo. O Supremo Tribunal Justiça suspendeu essa medida, sendo que o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal só podem exigir a comprovação da idoneidade cadastral dos fiadores do financiamento. A suspensão dessa medida facilita a entrada de muitos estudantes no Ensino Superior.

A idoneidade financeira representa a qualidade de quem desfruta de crédito, existindo um atestado que pode comprovar a idoneidade financeira de um indivíduo.

O significado de Idoneidade está na categoria: Geral