Significado de Igreja Católica

Compartilhar no Facebook

O que é Igreja Católica:

A Igreja Católica, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana é uma igreja fundada de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e que tem o apóstolo Pedro como figura de destaque, pois foi através dele que a Igreja começou a ser edificada (Mateus 16:18).

É una, santa, católica (universal) e apostólica e como sacramento único de salvação, por vontade de Cristo, tem como característica a indefectibilidade (subsistirá até o fim do mundo) e a infalibilidade.

A Igreja Católica considera-se a única Igreja de Cristo e por isso se chama católica. É constituída por igrejas particulares ou dioceses, sendo cada uma destas confiada a um bispo em comunhão  com o sucessor de Pedro (o Papa ou vigário de Cristo). Encontram-se em comunhão com a Igreja católica os batizados que estão unidos com Cristo no Seu corpo visível pelos vínculos da fé, dos sacramentos e da disciplina eclesiástica.

Para a Igreja Católica o Papa, Bispo de Roma que reside no Vaticano, é o representante visível de Cristo na terra e a cabeça visível da Igreja. Como sucessor do chefe dos apóstolos, Pedro (sucessão apostólica), o Papa é o legítimo detentor da suprema autoridade hierárquica da Igreja.

Sinal visível da união de Deus com os homens, a Igreja Católica é um organismo visível, instituído, portanto como sociedade governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em união com ele. Eles têm uma tríplice missão ou múnus: sacerdotal, profética  (de magistério) e pastoral.

A Igreja Católica, devido aos ritos litúrgicos e à disciplina eclesiástica, é dividida em Igreja latina e Igreja oriental.

Igreja Católica Brasileira

Na expansão ultramarina portuguesa, os reis portugueses buscaram o apoio da Igreja para a evangelização das terras descobertas. Assim, o Cristianismo foi implantado no Brasil, em África, na Índia, no Japão e na China.

A Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB) é uma igreja Cristã  cismática fundada em 1945 pelo Bispo de Maura, D. Carlos Duarte Costa. Antes dele, tentaram a sua instalação o cônego Amorim, de Itapira (S. Paulo), em 1914, e D. Salomão Ferraz, em 1936.

A sua fundação deve-se em exclusivo à recusa em submeter-se ao Papa e à disciplina eclesiástica, nomeadamente quanto ao celibato do clero. A sua projeção na vida nacional é diminuta.

Igreja Católica Carismática

A Igreja Católica Apostólica Carismática é uma igreja que apresenta várias diferenças em comparação com a Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja Carismática não tem os sete sacramentos que a Apostólica Romana e o Papa não é o líder supremo da Igreja. No caso da Igreja Carismática, a confissão não é um sacramento.

Os bispos, padres e diáconos da Igreja carismática podem casar, ao contrário do que acontece na Igreja Católica, devido ao celibato. Segundo a Igreja Carismática, o purgatório não existe, e por esse motivo os mortos não precisam de oração. Outra diferença entre as duas igrejas é que na Igreja carismática, os métodos contraceptivos são permitidos.

O significado de Igreja Católica está na categoria: Geral