Significado de Igreja

Compartilhar no Facebook

O que é Igreja:

Igreja, do latim ecclesia, é um templo cristão, é o local da pregação dos ensinamentos de Cristo, obedecendo os princípios da ética cristã.

Igreja é o conjunto de fiéis unidos pela mesma fé e que celebram as mesmas doutrinas religiosas.

Em sociologia Igreja é um grupo religioso organizado e institucionalizado. É uma sociedade cujos membros representam da mesma maneira o mundo sagrado e suas relações com o mundo profano. Como grupo, uma igreja abrange uma comunidade dos que creem e, geralmente um corpo de sacerdotes, hierarquizado ou não. Como instituição, a igreja representa um sistema de preceitos dogmáicos, ritos e crenças.

Igreja Católica

Igreja Católica ou Igreja Católica Romana, é uma Igreja Cristã, que tem por objetivo pregar o Evangelho de Jesus Cristo. A estrutura da Igreja foi formada pela Bíblia, pelos ensinamentos e pela doutrina cristã. Através de uma interação dinâmica entre a Bíblia e a tradição, a Igreja desenvolveu seus ensinamentoss, crenças e credos, além da litúrgia, sacramentos e festividades, concedendo aos fiéis a essência da fé cristã.

Dois ritos ou sacramentos, foram instituídos pelo próprio Jesus: o batismo e a eucaristia. Outros ritos incluem o crisma, o casamento, a ordenação para o sacerdócio, a confissão e a extrema unção. O clero católico é masculino e celibatário. É formado pela classe eclesiástica dos sacerdotes, sendo o papa o chefe supremo de toda a Igreja e do Estado do Vaticano, além dos cardeais, dos bispos e dos padres. A Igreja Católica possui seu santuário onde se localiza o altar, além de ofrecer locais para a devoção da comunidade.

Igreja Ortodoxa

A maior parte das igrejas Ortodoxas deriva do antigo cristianismo grego do Mediterrâneo Oriental. O elo direto com as Igrejas fundadas pelos apóstolos e a memória do Império Romano cristão (o Império Bizantino), que durou até 1453, aumentam a importância da tradição como guia da Igreja. Essa tradição inclui as escrituras, os antigos concílios e os escritos dos padres, a liturgia e a veneração de imagens sagradas. A Igreja Ortodoxa não reconhece o papa como autoridade. O Patriarca Ecumênico de Constantinopla é a mais alta autoridade da Igreja Ortodoxa, a russa é a maior delas. Cada Igreja autônoma tem seu próprio patriarca, sendo autogovernante. Além da Rússia, o cristianismo Ortodoxo é também importante na Ucrânia, na Grécia, na Romênia, na Bulgária, na Sérvia entre outros.

O significado de Igreja está na categoria: Geral