Significado de Ilmo

Compartilhar no Facebook

O que é Ilmo:

Ilmo. é uma abreviação do pronome de tratamento “Ilustríssimo” utilizado em comunicações oficiais.

Após o ano de 1991, foi dispensado o seu uso considerando-se suficiente a forma de tratamento “Senhor”. Por exemplo, em comunicações dirigidas a vereadores, a forma de tratamento Ilustríssimo Senhor Vereador foi simplificada para Senhor Vereador.

Especificamente através do Decreto no 100.000, em 11 de janeiro de 1991, iniciou-se a atualização e simplificação das normas de redação de textos oficiais, que mais tarde foram apresentadas no Manual de Redação da Presidência da República.

Pronomes de tratamento

Os pronomes de tratamento designam a forma respeitosa de dirigir-se às autoridades civis, militares e eclesiásticas. Utilizar um pronome de tratamento apropriado significa tratar com deferência e distinção um superior hierárquico. Alguns exemplos:

Vossa Excelência – tratamento utilizado em comunicações às autoridades de Estado (civis, judiciárias ou militares). O vocativo aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor seguido do cargo que representa.

Vossa Eminência – utilizado em comunicações aos cardeais, sendo o vocativo correspondente: Eminentíssimo Senhor Cardeal.

Vossa Magnificência  - empregado em comunicações aos reitores de universidades. O vocativo é Magnífico Reitor.

Foi abolido o uso de “Digníssimo” (DD) por se tratar de um pronome que apenas reforça a dignidade de alguém que ocupa um cargo público, não sendo necessária a sua repetição.

O significado de Ilmo está na categoria: Geral