Significado de IMC

O que é IMC:

IMCsignifica Índice de Massa Corporal e trata-se de uma medida do peso de cada pessoa, sendo uma relação entre a massa da pessoa e a sua altura.

Esta é uma medida de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mas que não mede diretamente a gordura corporal, porque não contempla a massa magra, massa gorda, líquidos e a estrutura óssea da pessoa em questão.

O método de cálculo do IMC é simples e rápido e permite uma avaliação geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade.

Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros.

Portanto, a fórmula de cálculo do IMC = massa / (altura x altura). Por exemplo, uma pessoa que pesa 58 kilos e mede 1,65 metros terá como resultado um IMC de 21,3. De acordo com os dados de referência, esta pessoa tem um peso adequado à altura.

Os dados de referência para um adulto estão indicados abaixo:

< 18,5 - Abaixo do peso
18,5-24,9 - Normal
25,0-29,9 - Excesso de peso
30,0-34,9 - Obesidade Leve (Grau I)
35,0-39,9 - Obesidade Severa (Grau II)
> 40,0 - Obesidade Mórbida (Grau III)

É importante lembrar que essa tabela não é válida para crianças. O IMC infantil possui uma tabela específica que deve ser verificada ao longo do tempo. Isso porque as crianças têm tendência a emagrecer conforme vão crescendo.

Uma limitação do IMC é que nem sempre um valor alto significa que a pessoa é obesa. Por exemplo, uma pessoa com muita massa muscular e pouca massa gorda pode ter um elevado IMC (depende da sua altura) e no entanto não é obesa.

Uma outra fórmula para cálculo da gordura corporal é denominada RIP (Recíproco do Índice Ponderal) e calcula-se dividindo a altura (em centímetros) pela raiz cúbica do peso (em quilos).

O significado de IMC está na categoria: Siglas