Significado de Imoral

Compartilhar no Facebook

O que é Imoral:

Imoral é um adjetivo de dois gêneros com origem no latim immoralis que significa uma atitude contrária à moral ou qualifica uma pessoa que se comporta sem moralidade.

A palavra imoral é formada pelo prefixo "i" e o substantivo "moral", sendo que o prefixo é usado para sugerir uma negação ou ideia contrária, neste caso mudando o sentido do substantivo.

Uma pessoa imoral é alguém sem pudor, que revela imoralidade e está ligado à libertinagem e obscenidades. Uma pessoa assim é muitas descrita como devassa, indecente e desonesta, pois muitas vezes revela falta de caráter e vive sem regras.

Um ato imoral nem sempre é um ato ilegal. Por exemplo, extorquir dinheiro de uma pessoa idosa através de um esquema fraudulento é um ato imoral e ilegal. Uma pessoa que trai o seu/sua namorado/a comete um ato imoral, mas que não é ilegal. No entanto, é importante referir que apesar de existir na sociedade uma noção de moral e imoral que é aceita pela maioria, várias pessoas criam o seu próprio conceito de moral ou imoral. Isto significa que o que é imoral para uma pessoa, pode não ser imoral para outra.

A imoralidade pode ser aplicada a várias áreas da vida. A imoralidade sexual, por exemplo, consiste em comportamentos imorais a nível sexual, indicando um indivíduo que se entrega à luxúria e lascívia.

O imoralismo sugere uma doutrina adotada por alguém que nega o valor moral que está presente na sua sociedade.

O significado de Imoral está na categoria: Geral