Significado de Imperialismo

Compartilhar no Facebook

O que é Imperialismo:

Imperialismo é uma política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras.

Os primeiros exemplos de imperialismo como política de expansão territorial são o Egito Antigo (estado Hitita), Macedônia, Grécia e o Império Romano. Mais tarde, na Idade Média, os Turcos e o Islão foram grandes potências imperialistas.

O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo. Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial ou cultural e econômico de uma nação sobre outra, e ocorreu na época da Segunda Revolução Industrial. No entanto, no colonialismo, os países colonizados perdiam a sua soberania e o controle político e eram anexados ao país dominante. No caso do imperialismo, há uma influência exercida de modo formal ou informal, política ou economicamente, não havendo sempre a anexação do país que recebe a influência.

O imperialismo europeu demontrou a sua força ao dominar muitos países, principalmente na África e Ásia. Uma característica dos países imperialistas é que o seu domínio sobre outro país era justificado através de 3 explicações: o etnocentrismo, que indicava que alguns povos eram superiores a outros; o racismo e o darwinismo social (uma interpretação equivocada da teoria da evolução), que explicavam o poder dos mais forte sobre os mais fracos graças à seleção natural. Os países imperialistas procuravam obter três coisas: matéria-prima, mercado consumidor e mão de obra barata.

No final do século XIX, os países imperialistas se lançaram numa corrida pela conquista global, o que desencadeou rivalidade entre os mesmos e concretizou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando início à nova era imperialista. A I Guerra Mundial terminou com a imperialismo alemão e italiano, mas deu origem à luta pela conquista dos mercados e a um novo tipo de imperialismo: o imperialismo ideológico e de classes. Esse tipo de imperialismo foi uma das origens da Segunda Guerra Mundial. Quando a II Guerra Mundial terminou, o imperialismo colonial perdeu força, graças à libertação política das antigas colônias.

O estudo do neo-imperialismo foi realizado por economistas ingleses e franceses no início do século XIX. Naquela época, um país imperialista era aquele que dominava economicamente o outro, e desse modo a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava.

Imperialismo americano

O Imperialismo Americano (referente aos Estados Unidos da América) é uma noção relacionada com a influência a nível militar, cultural, econômico e político que esse país exerce no mundo hoje em dia. De acordo com essa noção, os Estados Unidos exercem esse poder de uma maneira imperialista.

O conceito de imperialismo americano teve a sua origem quando os Estados Unidos, no final do século XIX, venceu a Guerra Mexicano-Americana, juntando ao seu território os estados do Texas, Novo México, Califórnia e Arizona. Nessa altura, o país apresentava uma clara política de expansão, e o presidente Theodore Roosevelt encorajou a expansão em direção ao Caribe e Pacífico, tornando-se então uma potência de nível mundial. Os Estados Unidos têm exercido uma influência econômica e política no resto do mundo desde o século XIX. Contudo, graças a uma grave crise econômica no século XXI, a influência americana tem diminuído.

Imperialismo no Brasil

O Brasil é uma das superpotências emergentes, tendo em conta que apresenta claros desenvolvimentos na sua economia. Não é possível comparar a influência que o Brasil tem agora com a influência dos Estados Unidos e Inglaterra durante séculos. Apesar disso, o fato de o Brasil procurar vários investimentos em países vizinhos tem causado algum desconforto nesses países. Vários artigos já foram escritos a respeito da preocupação de países como Bolívia, Equador, Argentina, Guiana, Paraguai e Perú. Esses países reclamam a respeito daquilo que chamam de "imperialismo brasileiro".

O significado de Imperialismo está na categoria: Geral