Significado de In Memoriam

Compartilhar no Facebook

O que é In Memoriam:

In memoriam é uma expressão em latim que significa "em memória" ou "em lembrança". Costuma estar presente em obituários, epitáfios, citações e placas comemorativas.

Esta expressão é frequentemente vista ou impressa em obras de arte e livros, como forma de dedicatória a alguém que já faleceu.

No contexto literário, esta expressão representa uma obra literária publicada como homenagem póstuma, onde frequentemente se encontram textos de reflexão e de lembranças pessoais, incluindo alguns textos inéditos do autor homenageado. Algumas dessas obras de homenagem contêm a contribuição de vários outros autores que conheciam o homanageado, com a inclusão de alguns depoimentos.

Em alguns convites também é comum ver a expressão in memoriam. Por exemplo, em convites de casamento, quando um dos pais dos noivos já faleceram, esta expressão é utilizada para indicar de forma respeitosa e carinhosa que eles já não estão vivos.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à forma correta de escrever esta expressão, ficando indecisas entre in memoriam e in memorian. A forma correta é in memoriam, sendo que in memorian está errada.

O significado de In Memoriam está na categoria: Geral