Significado de In verbis

Compartilhar no Facebook

O que são In verbis:

In verbis é uma expressão em latim usada no contexto jurídico que significa "nestes termos" ou "nestas palavras".

Normalmente esta expressão é usada para fazer uma transcrição textual de um artigo da lei ou das palavras que constituem uma decisão judicial. In verbis costuma aparecer em petições e citações de normas jurídicas, indicando uma reprodução do conteúdo com as mesmas palavras.

Apesar de ser mais vezes usada para citar alguma coisa que foi dita, a expressão in verbis também pode ser usada para transcrever palavras escritas. Quando isso acontece, in verbis fica com um significado parecido com o da expressão ipsis litteris.

In verbis ou ipsis litteris

Ipsis litteris e in verbis são expressões usadas para citar alguma coisa que foi dita ou escrita por alguém. Ipsis litteris significa "pelas mesmas letras", o que significa que essa expressão deve ser usada no caso de referência literal a um texto. Já a expressão in verbis é mais usada no caso da comunicação oral.

A utilização de uma ou outra expressão vai depender da fonte em questão. Se a fonte é oral, antes da citação deve ser incluída a expressão in verbis em itálico. Quando a fonte é escrita, o mesmo acontece, só que com a expressão ipsis litteris.

O significado de In verbis está na categoria: Direito