Significado de Inferir

Compartilhar no Facebook

O que é Inferir:

Inferir significa deduzir, concluir. É chegar a uma conclusão final, sobre algum fato ocorrido, através de seguidas deduções.

Inferir é um verbo transitivo que é conjugado da mesma forma que o verbo aderir. Do latim inferere, que significa deduzir.

Inferir é formar uma ideia final, de algumas informações, através do raciocínio, do exame dos fatos. Ex.: Faltam-me elementos para inferir a sua honestidade.

Quando chegamos a uma conclusão de algum fato baseada em suposições, apenas por presumir algo, estamos fazendo uma conjectura.

Uma informação pode ser passada e conter ideias que estão subentendidas e para entendê-las temos que buscar o raciocínio para tentar inferir

A palavra inferir é muito empregada na área jurídica. Ex.: "Não se podendo inferir da documentação reunida aos autos". (tirar conclusão); "Divórcio consensual permite inferir a ocorrência de trânsito em julgado de sentença estrangeira". (concluir); "Buscar nos autos as razões que levam a inferir em benefício ao réu". (levar a conclusão)

O significado de Inferir está na categoria: Geral