Significado de Insensato

O que é Insensato:

Insensato significa aquele que não é são, ou seja, que age de modo inconsequente, sem ter um bom senso das suas atitudes.

O insensato é aquele que é insano, anormal, uma pessoa de difícil trato e entendimento. Também costuma ser chamado de desequilibrado e irresponsável.

Pratica seus atos sem temor ou sem acreditar que está prejudicando e maltratando os outros, já que não tem a correta consciência das maldades que consegue arquitetar e colocar em prática.

Etimologicamente, a palavra “insensato” se originou a partir do latim insensatus, que é formado pela junção do elemento in-, que acresce o sentido de negação, e sensatus, que significa “precavida” ou “que tem bom senso”. Assim, o significado literal desta palavra é “aquele que não tem bom senso”.

Por exemplo: “Correr no horário do almoço com um calor de 40º graus é uma insensatez” ou “Você foi muito insensato em deixar o bebê preso dentro do carro”.

A emissora de TV Rede Globo apresentou no ano de 2011 a novela Insensato Coração, que abordava o relacionamento de várias famílias.

O foco principal desta novela era o conflito na relação entre dois irmãos, protagonistas da história, e as atribulações decorrentes de relacionamentos amorosos insensatos.

Ver também o significado de Insano.

O significado de Insensato está na categoria: Geral