Significado de Integração

Compartilhar no Facebook

O que é Integração:

Integração é um substantivo feminino com origem no latim integrare, que significa o ato ou efeito de integrar ou tornar inteiro. Integração é também sinônimo de assimilação e reunião.

É um termo bastante frequente no âmbito da pedagogia, sendo que mesmo nesta área, pode ser usado em contextos bem distintos. Pode remeter para a introdução acompanhada de um aluno com deficiências ou dificuldades de aprendizagem em uma turma. Também pode remeter para a adaptação de um aluno na sua vida escolar. Um aluno bem integrado no contexto escolar (tanto a nível de aprendizagem como a nível de relacionamentos com os seus colegas), provavelmente obterá melhores resultados. Por esse motivo, a integração é um assunto essencial, e frequentemente instituições escolares e organizações de alunos criam atividades de integração.

A integração também pode e deve ocorrer no contexto profissional, sendo que para um funcionário recentemente contratado, a integração na empresa é essencial para que seja bem sucedido na sua tarefa. É importante ser integrado a nível da função desempenhada, mas também ser integrado na sua equipe, para que conheça melhor os seus colegas. Com esse objetivo, muitas empresas organizam eventos ou retiros de "team building", com o objetivo de fortalecer laços entre os colegas da mesma empresa.

Integração social

No âmbito da sociologia, a integração social consiste no processo de introdução de indivíduos ou grupos em contextos sociais maiores, com padrões e normais mais gerais. Quanto maior for a integração dentro de uma sociedade, maior será o nível de concordância entre os seus membros e maior será a estabilidade social na comunidade. Apesar de ser um conceito positivo, em alguns casos, quando ocorre uma integração total, é comum haver uma lentidão em processos dinâmicos sociais e por vezes uma inaptidão de mudar e se adaptar a acontecimentos e fenômenos novos.

Apesar de algumas sociedades atuais não fazerem essa distinção, é importante salientar que existem dois tipos de integração: a normativa, que ocorre através da incorporação das normas e valores predominantes; e a funcional, que ocorre graças à dependência mútua entre os seus vários elementos.

Integração nacional

No Brasil, a integração nacional é da responsabilidade do Ministério da Integração Nacional (MI), que foi criado em 1999 para gerir programas e projetos de integração regional, desenvolvimento urbano, relação com estados e municípios, irrigação e defesa civil.

O Ministério da Integração Nacional absorveu as competências da Secretaria Especial de Políticas Regionais, sendo que algumas delas são: estratégias de integração das economias regionais, ordenação territorial, planos e programas regionais de desenvolvimento.

Integração e cálculo

No ramo da matemática, mais concretamente do cálculo e análise numérica, a integração remete para a obtenção de uma função primitiva a partir de outra que foi dada anteriormente e estimar o valor numérico de uma integral.

Dois métodos usados neste caso são: o da mudança de variáveis, também conhecido por integração por substituição (onde existe uma redefinição da expressão da variável independente), e o da integração por partes, que consiste em utilizar uma fórmula específica para simplificar a integral.

O significado de Integração está na categoria: Geral