Significado de Intelecto

Compartilhar no Facebook

O que é Intelecto:

Intelecto significa entendimento, raciocínio, reflexão. Intelecto vem do latim e significa ler por dentro, é uma potência cognitiva da alma humana, através da qual ela conhece algo de si, algo que lhe rodeia e algo que a transcende. O intelecto é uma faculdade um ato , que é exercitado através da inteligência. Aquele que faz uso do intelecto se denomina inteligente.

O intelecto reconhece como próprio do seu conhecimento a realidade imaterial, porém parte das realidades materiais, isto é, para além das coisas corpóreas o intelecto procura se conhecer primeiro, por isso se diz que o intelecto é imaterial. A ciência tem seu ponto de partida na atividade intelectiva.

Inicialmente, o intelecto estava associado à percepção de noções da metafísica, e era contemplado como uma capacidade da mais elevada compreensão, e era superior à razão. Mais tarde, o intelecto foi relacionado com o conhecimento de coisas finitas, enquanto o infinito era abordado pela razão.

O intelecto tem seu objeto próprio, chama-se ente, (que vem do latim e significa o que é) toda a realidade que o intelecto considera a natureza ou essência, aquilo que dele o intelecto apreende.

A ação do intelecto é conhecer a realidade e dela apreender a natureza, visando à verdade que é a adequação do intelecto com a coisa. quando apreende a verdade afirma como verdadeiro, ao mesmo tempo que nega o que não é.

Intelecto e filosofia

De acordo com o filósofo Anaxágoras, e tendo em conta uma concepção clássica grega, o intelecto era usado para a ordenação do cosmo e consequentemente era relacionado com o pensamento humano, sendo que este contempla a ordem cósmica. Aristóteles diferencia o intelecto das sensações, apetites e desejos, afirmando que o intelecto é "a parte da alma com a qual esta conhece e pensa".

O intelecto não é responsável apenas pela reflexão, mas é referente a uma reflexão crítica, tomada de consciência e análise dos fundamentos ou as razões de alguma coisa.

Platão e Aristóteles descreveram o intelecto de uma forma genérica, como a faculdade de pensar em geral. No entanto, alguns filósofos viam o intelecto como uma atividade ou técnica específica de pensamento, podendo ser: intelecto intuitivo, intelecto operante ou como entendimento ou inteligência.

O significado de Intelecto está na categoria: Geral