Significado de Ipiranga

Compartilhar no Facebook

O que é Ipiranga:

Ipiranga significa água vermelha ou água barrenta. É uma palavra de origem indígena formada pela junção de “y” (rio) mais “pyrang” (vermelho).

Ipiranga é o nome de um rio localizado na cidade de São Paulo. O nome teve sua origem nos índios Guaianazes que habitavam as margens do rio.

O rio Ipiranga nasce entre os municípios de São Miguel Arcanjo e Sete Barras, no sul do estado de São Paulo, correndo em direção ao leste, paralelo a rodovia SP 139, até se juntar ao rio Preto para em seguida desaguar no rio Juquiá.

O Riacho do Ipiranga é o nome de um córrego localizado na cidade de São Paulo e que dá nome ao bairro onde se situa. O riacho nasce no Jardim Botânico, localizado no Parque Estadual Fontes do Ipiranga, reserva natural de Mata Atlântica, encravada em plena zona sul da cidade, no entanto, como todos os demais rios metropolitanos, o hoje córrego, sofre com a poluição, por receber altas quantidades de dejetos industriais e domésticos ao longo de seu trajeto de cerca de 9 mil km, até desaguar na margem esquerda do rio Tamanduateí.

O Riacho do Ipiranga tornou-se importante para a história do Brasil, pois em suas margens, no dia 7 de setembro de 1822, foi simbolicamente proclamada a Independência do país, por D. Pedro, o príncipe regente. No dia 12 de outubro do mesmo ano, D. Pedro foi aclamado como o primeiro Imperador do Brasil, com o título de D. Pedro I. A primeira frase da primeira estrofe do Hino Nacional Brasileiro, faz referência ao Riacho do Ipiranga, quando diz: “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas”.  

O significado de Ipiranga está na categoria: Geral