Significado de Itinerante

Compartilhar no Facebook

O que é Itinerante:

Itinerante é um termo com origem no latim cujo significado está relacionado com o ato de se deslocar constantemente, de percorrer itinerários, de viajar. Por definição da atividade, um circo é itinerante porque nunca está num local de forma permanente. O circo é uma companhia formada por artistas de especialidades diversas como palhaços, malabaristas, contorcionistas e outros, que viajam por diferentes locais para realização dos espetáculos.

O termo é associado a tudo aquilo que pressupõe uma mudança constante de lugar. Um mesmo projeto que pretende abranger pessoas de diferentes locais utiliza a designação “itinerante” para identificar a natureza do mesmo, por exemplo, exposição itinerante, feira itinerante, boate itinerante, etc.

Também se aplica a uma pessoa que percorre diferentes lugares para exercer sua atividade: professor itinerante, pregador itinerante, vendedor itinerante (ambulante), etc.

Agricultura itinerante é uma técnica primitiva que consiste na queimada de um pedaço de mata ou floresta como forma de preparar o terreno para cultivo de alimentos subsistência. É uma técnica bastante utilizada pelos indígenas.