Significado de Jargão

Compartilhar no Facebook

O que é Jargão:

Jargão significa uma linguagem pouco compreensível, em muitos casos por ser específica de determinado grupo profissional ou sociocultural. O termo tem sua origem na palavra francesa "jargon".

O uso do jargão provoca uma linguagem viciada e corrompida, demonstrando pouco conhecimento de uma língua ou a intencionalidade de que a conversa não seja compreendida por quem não pertença ao círculo.

O jargão profissional representa um discurso de difícil compreensão para quem não faz parte do meio onde é falado. É o caso das áreas ligadas ao Direito (jargão jurídico), Economia, Medicina, TI (Tecnologias de Informação), entre muitas outras. A introdução de palavras desconhecidas ou que pertencem a outros idiomas dificultam o entendimento. O jargão militar, por exemplo, são palavras usadas no contexto das Forças Armadas.

Os jargões cheios de palavras difíceis, podem afugentar o interlocutor e, por isso, deve ser evitado. Enquadram nesses casos o politiquês, o economês, o juridiquês, entre outros com sufixo "ês".

Em alguns casos, o jargão pode ser sinônimo de calão, indicando algumas palavras que são usados na linguagem informal. O jargão também pode estar relacionado a um esporte, sendo que o jargão de futebol, por exemplo, é composto por palavras que estão diretamente ligadas com o mundo do futebol.

Exemplos de jargão

Medicina

"Apresenta uma massa cística indeterminada e septos espessos irregulares mas com realce mensurável."

Informática

"O tweak pode ser feito no BIOS da motherboard".

" A mochila vem com um mouse ótico USB com scrolling de quatro direções e conexão Plug&Play".

O significado de Jargão está na categoria: Língua Portuguesa