Significado de Jejuar

Compartilhar no Facebook

O que é Jejuar:

Jejuar é quando um indivíduo opta por diminuir sua dieta ou até mesmo não comer nada, durante um determinado tempo. Existem diversos motivos que levam uma pessoa a jejuar, como greve de fome política, jogos de desafio, vaidade  do corpo, mas em geral os principais motivos, são religiosos ou medicinais.

Para fazer uma cirurgia, é necessário que o paciente esteja em no mínimo 8 horas de jejum pré-operatório, sendo o ideal por 12 horas. Neste caso, é importante jejuar, porque  durante a anestesia o paciente pode vomitar, e esse vômito pode ir diretamente para os brônquios, obstruindo a passagem do ar e ocasionando a morte.

A Igreja Católica distingue o jejum e abstinência. O jejum é a abstinência total de comida e bebida (com exceção de água) e a abstinência é abster-se de alguma coisa que seja mais pesada ou mais cobiçada.
Durante o período da Quaresma é proposta aos Católicos a abstinência, para que possam ter a mesma experiência de Jesus, que jejuou no deserto. Nas Sextas-feiras da Quaresma é proposta também a abstinência de carne. Na Sexta-Feira Santa e na Quarta-Feira de Cinzas é proposto o jejum por um dia inteiro.

No budismo, Mahatma Gandhi teria feito jejum dezessete vezes, em solidariedade às pessoas que passavam fome ou para protestar contra a violência, lutando para libertar seu povo de forma não-violenta.

Os judeus fazem jejum no Dia do Perdão (Yom Kippur) e ficam do pôr-do-sol de um dia ao pôr-do-sol do outro, sem comer ou beber nada,  nem mesmo água.

Os muçulmanos jejuam do amanhecer ao pôr-do-sol do mês festivo do Ramadão para que todos os seus pecados sejam perdoados.

Os evangélicos e protestantes não tem datas específicas para jejuar.

O significado de Jejuar está na categoria: Geral