Significado de Jejuar

Compartilhar no Facebook

O que é Jejuar:

 

Jejuar é praticar o jejum, ou seja, ficar sem se alimentar desde o dia anterior. É não comer nada, durante um determinado período de tempo.

Em alguns momentos é necessário jejuar, por exemplo: para fazer alguns exames médicos, para se preparar para uma cirurgia, como prevenção, porque  durante a anestesia o paciente pode vomitar e esse vômito pode ir diretamente para os brônquios, obstruindo a passagem do ar e podendo ocasionar a morte do paciente.

No sentido figurado, jejuar é abster-se de alguma coisa. É ficar um longo período sem exercer ou praticar determinada atividade.

Para a Igreja Católica a prática do jejum é seguida em determinados dias, como penitência. O catolicismo distingue o jejum da abstinência. O jejum é a ausência total da comida e da bebida (com exceção de água), e a abstinência é abster-se de alguma coisa que faz parte da cobiça, do desejo.

Durante o período da Quaresma é proposto aos Católicos o ato de jejuar, para que possam ter a mesma experiência de Jesus, que jejuou no deserto. Na Sexta-feira da Quaresma é proposto também a abstinência de carne. Na Sexta-Feira Santa e na Quarta-Feira de Cinzas é proposto o jejum por um dia inteiro.

Para o pacifista indiano, Mahatma Gandhi jejuar era uma forma de protesto contra a violência praticada contra o seu povo.

Os judeus fazem jejum no Dia do Perdão (Yom Kippur) e ficam do pôr-do-sol de um dia ao pôr-do-sol do outro, sem comer ou beber nada,  nem mesmo água.

Os muçulmanos jejuam do amanhecer ao pôr-do-sol do mês festivo do Ramadão, para que todos os seus pecados sejam perdoados.

O significado de Jejuar está na categoria: Geral