Significado de Juros Compostos

Compartilhar no Facebook

O que são Juros Compostos:

Juros compostos são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes.

Juros compostos fazem parte de disciplinas e conceitos de matemática financeira, e esses juros são representados através de um percentual.

A fórmula de juros compostos pode ser escrita através da remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. O valor da dívida é sempre corrigido e a taxa de juros é calculada sobre esse valor.

O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia.

O atual sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade quando comparado ao regime de juros simples, uma vez que juros compostos incidem mês a mês, de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal.

Juros compostos são muito usados no comércio, como em bancos. Os juros compostos são utilizados na remuneração das cadernetas de poupança, e é conhecido como “juro sobre juro”.

Os juros compostos em disciplinas de matemática financeira, geralmente são calculados e aprendidos com a utilização da calculadora HP 12C, mas também é possível resolver seus cálculos e a fórmula no Excel.

Juros simples

O juros é simples quando a taxa é definida tendo como base no valor inicial emprestado, sem a incidência de juros sobre juros.

Saiba mais sobre o significado de juros

O significado de Juros Compostos está na categoria: Geral