Significado de Klebsiella pneumoniae

Compartilhar no Facebook

O que é Klebsiella pneumoniae:

Klebsiella pneumoniae é uma espécie de bactéria sem ar (encapsulada), não móvel que tem a forma de um bastonete, é o mais famoso da classe das Klebsiella, sendo classificada na família das enterobactérias.

É o responsável pela causa da pneumonia mas também pode causar infecções urinárias, sendo muito comum encontrar esse tipo de bactérias nas feridas e nas infecções hospitalares.

A Klebsiella pneumoniae é também conhecida como uma superbactéria, porque sofreu uma mutação genética que fez com que adquirisse resistência a vários tipos de antibióticos. Esta bactéria pode ser encontrada na água, no solo, em vegetais, frutas, cereais e nas fezes.

Este microorganismo pode causar pneumonia, mas é mais comum verificar a sua presença em infecções hospitalares, em pacientes com o sistema imunológico debilitado.

Uma das formas mais simples e eficazes de prevenção é lavar as mãos adequadamente, sendo recomendado o álcool para desinfetá-las.

Infecções urinárias são comuns durante a gravidez, sendo que algumas delas são causadas pela klebsiella pneumoniae.

Causas

As principais infecções por parte dessa bactéria são causadas quando há uma entrada no organismo através do consumo de vegetais não lavados ou de água contaminada. Também pode ocorrer durante um internamento em um hospital. Esta bactéria foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos, no ano 2000.

Sintomas

Os principais sintomas acontecem quando essa bactéria invade os pulmões provocando: inflamações, hemorragia dos tecidos pulmonares, tosse, febre alta, fraqueza, problemas respiratórios, dor de cabeça,  calafrios, dor no peito e tonturas. No caso da Klebsiella pneumoniae se manifestar como infecção urinária, a dor na bexiga é um dos sintomas mais comuns.  As infecções causadas por essa bactéria podem se alastrar, podendo causar a morte do paciente.

Tratamento

Por ser uma bactéria resistente o seu tratamento não é muito fácil, e passa pelo uso de medicamentos, no caso os antibióticos como aminoglicosídeos e cefalosporinas. Como o tratamento não é fácil, a prevenção assume um papel importantíssimo.

O significado de Klebsiella pneumoniae está na categoria: Medicina