Klebsiella pneumoniae (KPC)

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Professor de Biologia

O que é Klebsiella pneumoniae:

Klebsiella pneumoniae é uma bactéria envolta por uma cápsula protetora (encapsulada) que pode viver e crescer com ou sem oxigênio (anaeróbia facultativa), com forma de bastonete. É comumente encontrada no trato gastrointestinal humano e de outros animais.

Essa bactéria é considerada um patógeno oportunista, ou seja, um organismo que causa doenças em seus hospedeiros quando estes sofrem baixas em suas defesas imunológicas.

Bactéria klebsiella pneumoniae em visão microscópica

A KPC pode causar grande variedade de infecções:

  • Pneumonia

  • Infecções do trato urinário

  • Infecções sanguíneas

  • Infecções de feridas

  • Meningite

A klebsiella pneumoniae é um dos principais agentes causadores de infecções hospitalares, especialmente em pacientes que recebem cuidados intensivos, como ventilação mecânica e cateterização urinária prolongada. Isto é, em pacientes com o sistema imunológico debilitado.

É também conhecida como uma superbactéria, uma vez que sofreu mutação genética que fez com que adquirisse resistência a vários tipos de antibióticos. Esta bactéria pode ser encontrada na água, no solo, em vegetais, frutas, cereais e nas fezes.

Uma das formas mais simples e eficazes de prevenção é lavar as mãos adequadamente, sendo recomendado o álcool para desinfetá-las.

Saiba mais:

Rubens Castilho
Review científica by Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.
Outros conteúdos que podem interessar