Significado de Laico

Compartilhar no Facebook

O que é Laico:

Laico significa o que ou quem não pertence ou não está sujeito a uma religião ou não é influenciado por ela.

O termo “laico” tem sua origem etimológica no Grego “laikós” que significa “do povo”. Está relacionado com a vida secular (mundana) e com atitudes profanas que não se conjugam com a vida religiosa. Um comportamento secular é o oposto de um comportamento eclesiástico,direcionado para atividades da Igreja.

O laicismo é uma doutrina que defende a ausência de qualquer obrigação de caráter religioso nas instituições governamentais. É uma posição que visa a laicidade, ou seja, a não intervenção da religião no Estado.

A qualidade de ser laico pressupõe a não interferência da igreja em assuntos políticos e culturais. Quando se fala em Estado laico, existe a ideia de neutralidade sobre questões religiosas. Deve haver liberdade para os cidadãos manifestarem a sua fé religiosa, qualquer que ela seja, sem haver controle ou imposição de uma religião específica.

Como a palavra laico está relacionado com a independência em relação à religião, o antônimo de laico pode ser santo, religioso, devoto ou crente.

Laico e leigo

Laico é a forma erudita de leigo, cujo significado no meio religioso se refere ao membro ativo da Igreja que não exerce funções específicas do clérigo. As duas palavras têm a mesma etimologia, a palavra grega laikós.

Atualmente, a palavra laico é vista como um atributo de um Estado que funciona separado da religião. Por outro lado, a palavra leigo é na maior parte das vezes usada no seu sentido figurado, que indica uma pessoa que não conhece ou não é especialista em um determinado assunto ou profissão.

O significado de Laico está na categoria: Geral