Significado de Lavagem de Dinheiro

Compartilhar no Facebook

O que é Lavagem de Dinheiro:

Lavagem de dinheiro significa um processo onde há fundos gerados decorrente de atividades ilegais como trafico de drogas, corrupção, comércio de armas, prostituição, crimes de colarinho branco, terrorismo, extorsão, fraude fiscal entre outros, que é encoberto.

Os responsáveis por esta operação fazem com que os valores obtidos através das atividades ilícitas sejam dissimulados ou escondidos, aparecendo como resultado de operações comerciais legais e que podem ser absorvidas pelo sistema financeiro, naturalmente. Muitas vezes quantias vultosas são utilizadas em espécie para efetuar o pagamento pela aquisição de um bem imóvel, ou avião, automóveis e residências luxuosas.

Lavagem de dinheiro pode acontecer de diversas maneiras, como por exemplo, misturando o dinheiro ilegal com os capitais legais de uma empresa e apresentando como receita desta. Também através de empresas de fachada, que funcionam somente para esta prática. Outra forma é a cumplicidade de funcionários de instituições financeiras, que não informam as autoridades as transações efetuadas.

Lavagem de dinheiro feita via internet, através de transferência eletrônica; também a importação e a exportação, onde os bens são comprados com dinheiro sujo, sendo mais difícil o rastreamento.

A lavagem de dinheiro ainda pode ser feita através do trabalho de formigas, o dinheiro é dividido entre muitas pessoas que vão fazer a lavagem sem despertar suspeitas porque são valores pequenos. Outra forma é emitindo faturas falsas de exportação e de importação, e muito utilizada também, é a cumplicidade do sistema financeiro estrangeiro contando com a colaboração consciente ou inconsciente dos responsáveis justificando a origem do dinheiro sujo.


O significado de Lavagem de Dinheiro está na categoria: Geral