Significado de Lua de Mel

O que é Lua de Mel:

Lua de mel é o período de celebração privada que sucede ao casamento, apenas entre o casal, sem a presença de terceiros, como filhos ou parentes.

Na lua de mel, os casais costumam comemorar a recém união com grandes viagens, na maioria das vezes internacionais. Existem muitos hotéis que possuem uma grande infraestrutura para recepcionar especificamente este tipo de hóspedes.

A lua de mel começa na noite de núpcias, ou seja, na noite seguinte a realização da cerimônia de casamento do casal.

Origem

Há diversas versões sobre como se originou a lua de mel, uma delas é de que na Roma Antiga, o povo espalhava gotas de mel na soleira da casa dos recém-casados.

Outra versão afirma que entre os povos germânicos, era costume casar na lua nova, e os noivos levavam uma mistura de água e mel, chamada de hidromel, para beber ao luar.

A versão mais antiga é de dois mil anos antes de cristo, na Babilônia, onde normalmente o pai da noiva oferecia ao genro hidromel, para ser consumido nos 30 dias imediatos ao casamento, quando os noivos comemoravam, só entre eles, a união matrimonial.

Na época, a contagem dos dias era feita pelo calendário lunar, razão pela qual esse período de comemoração ficou conhecido como "lua de mel".

Existia a tradição popular de que os casais recém-casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer o primeiro filho.

Em inglês, a “lua de mel” é traduzida para honeymoon.

Ver também o significado de Bodas de Casamento.

O significado de Lua de Mel está na categoria: Geral