Significado de Mão de Obra

Compartilhar no Facebook

O que é Mão de Obra:

Mão de obra designa o trabalho manual empregado geralmente na produção de indústrias, mas também pode ser utilizado para se referir ao trabalhador de qualquer empresa.

Desde que entrou em o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em 2009, a locução mão-de-obra (com hífen) passou a ser considerada incorreta. A forma correta de escrever é mão de obra, sem o hífen.

A mão de obra pode ser dividida em:

  • Mão de obra direta: quando o trabalho é diretamente empregado na fabricação de um bem ou serviço;
  • Mão de obra indireta: quando o trabalho é realizado em atividades frequentemente indivisíveis, como a supervisão ou apoio à produção de manutenção de máquinas  e equipamentos, limpeza ou vigilância e etc.
  • Mão de obra qualificada: quando o trabalhador possui formações específicas em determinadas áreas, garantidas através de cursos técnicos ou de graduação e pós-graduação.

Mão de obra também pode ser usado de forma coloquial, para se referir a uma tarefa que exige muito esforço ou empenho. Utilizada no sentido de expressar que determinada atividade foi realmente muito difícil de ser realizada.

Uma das mãos de obra mais utilizadas e requisitadas é na área das construções e engenharia civil.

Mas nem sempre foi assim. Na época do Brasil Colônia, a mão de obra mais utilizada era a escrava, a princípio dos indígenas que habitavam o país e depois por negros vindos da África.

Atualmente, a chamada “mão de obra terceirizada” também é bastante comum. Consiste na contratação de serviços específicos prestados por outras empresas e aplicados dentro da companhia contratadora, com o objetivo de diminuir custos e processos burocráticos. 

O significado de Mão de Obra está na categoria: Geral