Significado de Mão-morta

O que é Mão-morta:

Mão-morta era o termo atribuído a taxa que os servos tinham que pagar para poderem permanecer no feudo da família da qual trabalhavam, em caso de falecimento do patriarca.

Esta era uma pratica típica do feudalismo durante a Idade Média em quase todo o continente Europeu.

A mão-morta fazia parte de uma série de obrigações feudais que os servos tinham o dever de cumprir, caso quisessem continuar a usufruir das terras e proteções militares que o feudo ofertava.

Esse imposto medieval demonstrava a exploração que os servos sofriam, pois mesmo quando os seus pais morriam eles não se tornavam livres, apenas continuavam mantendo o trabalho dos seus antepassados.

Entre os principais tipos de obrigações feudais estava: a Talha (metade de tudo que o servo produzia tinha que ser dado ao senhor feudal); a Corveia (trabalhos gratuitos e obrigatórios que o servo tinha que prestar para o feudo); Banalidades (taxa para que o servo pudesse usar determinadas localidades do feudo); entre outras, como Capitação, Dízimo, Taxa de Nascimento, Taxa de Casamento e etc.

Saiba mais sobre o significado do Feudalismo.

Mão-morta também é uma banda de rock alternativo portuguesa, original de Braga. A banda se formou em 1984, e desde então já tem mais de 15 álbuns em sua discografia, além de 2 DVD e mais de 10 prêmios durante toda a carreira.

Teve diversos membros durante a carreira e apesar de serem uma banda antiga, são bastante conhecidos apenas na Europa.

O significado de Mão-morta está na categoria: Geral