Significado de Mãos Abanando

Compartilhar no Facebook

O que é Mãos Abanando:

Mãos abanando é uma expressão popular que significa não conseguir o que se pretendia. "Ficar de mãos abanando" é ser frustado em seus objetivos.

A expressão também é empregada quando uma pessoa vai a um aniversário sem levar nenhum presente ou lembrança para o aniversariante. Quando um indivíduo vai a uma festa, mandam os bons modos que se leve um presente, se não o faz, se diz que “chegou com as mãos abanando”.

Origem da expressão

Segundo o etimologista brasileiro Deonísio da Silva, a expressão surgiu na época da imigração para o Brasil, onde os imigrantes tinham que trazer da Europa, suas próprias ferramentas para o cultivo da terra, e quando andavam de "mãos abanando", era um sinal de que aquele imigrante não estava disposto a trabalhar. Uma ferramenta podia indicar uma profissão, uma habilidade e demostrava disposição para o trabalho e o contrário, chegar de mãos abanando indicava preguiça. A partir daí o termo passou a ser empregado para designar alguém que não consegue seus objetivos.

A expressão também aparece em dicionários anteriores à imigração européia para o Brasil, em uma definição de um dicionário português, onde "abanar" tem o sentido de “andar ao léu” ou “viver sem amparo”.

O significado de Mãos Abanando está nas categorias: Geral, Expressões Populares