Significado de Marketplace

Compartilhar no Facebook

O que é Marketplace:

Marketplace é um local onde se faz comércio de bens e serviços. A palavra é uma junção dos termos ingleses market, que significa "mercado" e place, que significa "lugar". O mercado pode acontecer em um espaço físico (real) ou em um espaço virtual.

O termo abrange tanto os mercados de rua (onde os comerciantes montam as suas barracas para venderem os mais variados produtos: carne, peixe, frutas, legumes, etc.), como também o mercado global, o mundo dos negócios.

Uma nova tendência de marketplace está voltada para o comércio virtual (através da Internet), também chamado de e-marketplace (letra "e" de eletronic).

E-marketplace

E-marketplace, também conhecido como loja virtual, comércio virtual ou comércio eletrônico, é um espaço virtual onde produtos e serviços são oferecidos aos consumidores utilizando a Internet.

O consumidor interessado em comprar algum produto ou serviço pode consultar um catálogo online, fazer encomendas, transações financeiras, consulta ao processo de compra, etc.

Através do e-marketplace os negócios podem ser feitos de:

  • Empresas para Empresas (B2B - Business to Business)
  • Empresas para Consumidores (B2C - Business to Consumer)
  • Consumidores para Consumidores (C2C - Consumer to Consumer)
  • Empresas para Governo (B2G - Business to Government)
  • Governo para Cidadão (G2C - Government to Citizen)

Marketplace em Smartphones

Nos aparelhos celulares que suportam o recurso de lojas virtuais, marketplace é o local no qual os desenvolvedores disponibilizam para os usuários aplicações que podem ser gratuitas ou não.

São exemplos de marketplace: Android Market, Apple´s iPhone App Store, Windows Mobile Marketplace, etc.

O significado de Marketplace está na categoria: Expressões em Inglês