Mata Atlântica: o que é, características e localização

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Professor de Biologia

Mata atlântica é um bioma tropical, composto por grande diversidade de flora e fauna. Está presente na maior parte do litoral brasileiro, em 17 estados.

É considerada uma das mais importantes florestas tropicais, e a quinta área natural mais ameaçada do mundo. Atualmente, apenas 12,4% da floresta original ainda está de pé.

Características da Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma brasileiro, composto por vários ecossistemas, que cooperam e convivem entre si. Sendo uma das florestas tropicais mais relevantes do mundo por sua biodiversidade.

Seu terreno é composto por planaltos e serras de clima tropical úmido. O solo tem muita matéria orgânica em sua composição, o que explica a grande diversidade de espécies. A floresta também recebe alta incidência solar durante todo o ano, assim como muitas chuvas.

Principais características da flora da Mata Atlântica

  • Floresta densa;
  • Árvores de médio e grande porte;
  • Rica em biodiversidade: mais de 15.700 espécies de plantas;
  • Espécies de plantas endêmicas: 8 mil espécies só existem nessa floresta;
  • É o habitat do pau-brasil, árvore endêmica da Mata Atlântica e deu nome ao nosso país.
Caule da árvore pau-brasil de cor avermelhada.
Tronco da árvore do pau-brasil.

Principais características da fauna da Mata Atlântica

  • Rica em biodiversidade: 2.208 espécies de vertebrados;
  • 992 espécies de aves;
  • 370 espécies de anfíbios;
  • 350 espécies de peixes;
  • 298 espécies de mamíferos;
  • 200 espécies de répteis;
  • O mico-leão-dourado é uma espécie em risco de extinção, somente encontrada na Mata Atlântica. É o animal estampado na cédula de 20 reais.
Mamãe mico-leão-dourado com dois filhotes.
Mico-leão-dourado com dois filhotes. O animal corre risco de extinção principalmente pela destruição do seu habitat.

Como foi dito, a Mata Atlântica é composta por diversos ecossistemas com características semelhantes, que têm influência entre si. Os principais ecossistemas que compõem esse o bioma são:

  • Floresta Ombrófila Densa;
  • Floresta Ombrófila Mista ou Mata das Araucárias;
  • Floresta Ombrófila Aberta;
  • Floresta Estacional Semidecidual;
  • Floresta Estacional Decidual.

Além dessas florestas, outros tipos de ecossistema também fazem parte da Mata Atlântica, como manguezais, restingas, brejos interioranos, campos de altitude e encraves florestais do Nordeste.

Entenda mais sobre o que é um bioma e as características do pau-brasil.

Localização da Mata Atlântica

Originalmente, a Mata Atlântica atingia uma área equivalente a aproximadamente 1.315.460 km2, abrangendo 17 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

É o bioma localizado nas áreas mais povoadas do Brasil. Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, é onde vive 72% da população do país (mais de 145 milhões de pessoas).

A Mata Atlântica tem importância mundial, mas para quem vive nessa região a floresta assume ainda mais relevância, pois é a responsável por melhorar a qualidade vida, fazer o equilíbrio climático e fornecer água de qualidade.

Atividades econômicas também dependem da floresta em pé para existir, como a pesca, o turismo e a geração de energia elétrica. A Constituição de 1988 tem a Mata Atlântica como Patrimônio Nacional.

Quanto resta da Mata Atlântica

Atualmente, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, da cobertura original da floresta apenas 12,4% se preserva. A Mata Atlântica sofreu diversos processos de desmatamento, desde o período da colonização.

O processo de desmatamento iniciou com a extração do pau-brasil, posteriormente veio cultivo da cana-de-açúcar e do café, e também a mineração. A expansão urbana e a industrialização também contribuíram para a diminuição da floresta.

Ainda hoje a segue ameaçada, especialmente pelo desmatamento, a exploração desregulada dos recursos naturais, o consumo excessivo, o lixo, a poluição, o crescimento urbano desordenado, a industrialização e pelas práticas predatórias da agropecuária.

Entidades e organizações não-governamentais, como a SOS Mata Atlântica, ajudam a pesquisar e criar campanhas de conscientização para preservar o que resta da Mata Atlântica e sua rica fauna e flora.

Veja também o que é a Floresta Amazônica.

Rubens Castilho
Review científica by Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.
Outros conteúdos que podem interessar