Significado de Matéria

Compartilhar no Facebook

O que é Matéria:

Matéria é qualquer substância que ocupa lugar no espaço. Do latim, materia (substância física), é qualquer coisa que possui massa. É tudo que tem volume, podendo se apresentar no estado sólido, líquido ou gasoso.

"Matéria", no sentido figurado, é um assunto de uma conversação, discurso etc. É o conteúdo de uma notícia ou de uma reportagem jornalística.

"Matéria" são as "disciplinas" que fazem parte do currículo dos estabelecimentos de ensino, que têm o objetivo de instruir e formar os alunos.

"Matéria orgânica" são os restos animais (excrementos e carcaças), e restos vegetais (folhas, galhos e raízes), que se encontram em decomposição no solo, e por ação dos micro-organismos, se transformam em material fértil, o humos, usado para a adubação das plantas.

"Matéria prima" é a substância básica para o processo de fabricação de qualquer produto. Ex: No Brasil, a cana-de-açúcar é a matéria prima usada para a fabricação do etanol.

René Descarte foi o primeiro filósofo a expor um conceito dualista, que admitia a coexistência de duas diferentes substâncias, a matéria (o corpo), que ocupa lugar no espaço, e o espírito (substância imaterial), a consciência.

O significado de Matéria está na categoria: Geral