Significado de MBA

Compartilhar no Facebook

O que é MBA:

MBA é uma sigla inglesa para Master in Business Administration que em português significa Mestre em Administração de Negócios. MBA é um curso de formação de executivos na área de administração, estudando matérias de finanças, contabilidade, recursos humanos, marketing entre outras.

O MBA tem um grau de mestrado, mas no Brasil não é reconhecido desta forma. Aqui ele é enquadrado como uma especialização, e apenas isto. O título de Mestre reconhecido no Brasil tem de ser feito em escolas renomadas do Exterior, onde ainda faz mais diferença, além do estudante ganhar maior experiência participando de outras culturas.

Para fazer um MBA, é necessário que o candidato seja um profissional que já tenha uma certa experiência de mercado, há pelo menos três anos, ter fluência em inglês, principalmente se vai cursar fora do Brasil, e fazendo uma entrevista e entregando seu currículo demonstrar que está apto para ser selecionado e estudar muito. Neste curso o profissional vai aprender como administrar uma empresa, que poderá ser seu negocio próprio ou trabalhar em um grande grupo.

O MBA é um curso oneroso, e varia de acordo com a matéria escolhida, a escola, a duração e a qualidade do mesmo. Se for um curso fora do Brasil, e for realizado em uma escola renomada pode chegar a aproximadamente US$ 120 mil. Mas este valor certamente se diluirá com o passar do tempo, de acordo com as possibilidades de trabalho que o mercado oferece.

Ranking MBA

Segundo uma lista divulgada em 2014 pelo jornal britânico Financial Times, o Harvard Business School dos Estados Unidos é o melhor MBA, sendo que o Standford Graduate School (também dos EUA) e o London Business School ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Neste ranking, composto por 100 cursos de MBA, o Instituto Coppead de Administração (curso disponibilizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro) ficou na 79ª posição.

O significado de MBA está nas categorias: Geral, Siglas