Significado de Mercosul

Compartilhar no Facebook

O que é Mercosul:

Mercosul é o Mercado Comum do Sul. É um bloco econômico, formado pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela. Em 2012, foi assinado o Protocolo de Adesão da Bolívia, que uma vez incorporada ao Ordenamento Jurídico dos Estados Partes, será o sexto membro pleno do bloco.

O Mercosul tem como objetivo a associação comercial entre paises, tendo por base a eliminação de tarifas alfandegárias, cotas de importação e pela livre circulação de pessoas capitais e serviços.

O Mercosul é considerado uma União Aduaneira, que é caracterizada por dois critérios: a adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC), e a livre circulação das mercadorias oriundas dos países associados. O Mercosul é uma União Aduaneira incompleta, pois não adotou ainda o segundo critério.

Origem do Mercosul

O Mercosul teve origem em meados de 1980, quando representantes dos governos do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, iniciaram conversações com o objetivo de integrar comercialmente seus países. As reuniões deram origem ao Tratado de Assunção, assinado, na cidade de Assunção, capital do Paraguai, que criou o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

O significado de Mercosul está na categoria: Geral