Significado de Mitose

Compartilhar no Facebook

O que é Mitose:

Mitose, também conhecida como cariocinese e cariomitose, é um conceito relacionado com biologia que representa o processo de divisão celular indireta pela diferenciação dos cromossomos e sua distribuição em duas partes iguais. É o processo normal de divisão do núcleo celular em dois que precede a divisão celular.

Decorre geralmente como forma de uma divisão celular homeotípica, que tem a função de transmitir às células filhas a informação genética dos cromossomos do núcleo sem qualquer alteração quantitativa ou qualitativa, no que se diferencia da meiose.

Na interfase, o período entre duas divisões nucleares, tem lugar a duplicação dos cromossomos e a replicação idêntica do DNA. A mitose pode se efetuar em poucos minutos ou levar várias horas.

Normalmente, uma divisão celular é seguida por outra divisão celular. Pode aparecer uma multiplicação do número de cromossomos quando tem lugar uma divisão longitudinal, repetida nos cromossomos, sem que no seguimento se efetue uma distribuição de cromossomos filhos e uma formação de núcleos filhos (endomitose). Este tipo de núcleos com cromossomos múltiplos se chama poliploides.

Fases da Mitose

A mitose se divide em várias fases:

  • Prófase: a cromatina amorfa se condensa até formar os cromossomos, que se compõem de dois cromatídios, unidos apenas na região dos centrômeros; a membrana nuclear e o nucléolo começam a se dissolver e nos polos aparecem massas fibrosas que constituem o aparelho miótico ou fuso acromático. Nele se encontram inseridos os cromossomos pelo centrômero, que iniciam o seu deslocamento em direção à placa equatorial;
  • Metáfase: os cromossomos, muito encurtados devido a um retraimento em espiral dos cromonemas, se unem no centro da célula, formando a placa equatorial;
  • Anáfase: as metades idênticas dos cromossomos (denominados agora de cromossomos filhos) se separam em direção aos polos por influência do fuso acromático; frequentemente se torna visível uma nova divisão longitudinal dos cromossomos como preparação para a próxima divisão nuclear. Os cromossomos filhos se agrupam nos polos;
  • Telófase: os cromossomos filhos agrupados nos polos rodeiam-se de nova membrana celular e reaparece o nucléolo; no final, os cromossomos totalmente desenrolados se tornam invisíveis.

Mitose e Meiose

A mitose e meiose são dois processos de divisão celular realizados no organismo humano e existem algumas diferenças entre os dois processos.

A mitose ocorre em células somáticas e não há redução no número de cromossomos, enquanto que a meiose ocorre em células germinativas e o número de cromossomos da célula filha é metade do número da célula mãe.

Uma célula que tenha passado pelo processo de mitose pode sofrer mitose outra vez, enquanto uma célula produzida por meiose não pode passar por esse processo novamente.

As duas células geradas pela mitose são geneticamente iguais. Já as quatro células geradas pela meiose são geneticamente diferentes entre elas e também diferem-se da célula mãe.

O significado de Mitose está nas categorias: Geral, Medicina