Significado de Mocorongo

Compartilhar no Facebook

O que é Mocorongo:

Mocorongo é de origem brasileira, e pode ter vários significados, depende de onde e como é empregada. É chamado de mocorongo os indivíduos que são de origem ou moram na região do Rio Tapajós e dos nascidos na Cidade de Santarém, no Pará.

O verdadeiro significado do termo tem raízes na cultura indígena, como gente humilde e receptiva, e não do sentido pejorativo que também é empregado, como para adjetivar alguém de tongo, trouxa, desajeitado, que tem racíocinio lento, é devagar para ações e não leva jeito pra exercer qualquer atividade, ou até mesmo de bobo e idiota.

Outro significado para mocorongo, é um nome muito usado no interior de Minas Gerais para designar os trabalhadores rurais e usa-se também para designar pejorativamente o caipira ou um mulato quase escuro da região da serra.

O nome mocorongo ficou famoso após uma novela da Rede Globo, onde a palavra foi utilizada pra designar uma pessoa boba, e acabou tornando-se pejorativo, então os nascidos em Santarém, no Pará, acabaram adotando a palavra "santareno" para os que nasceram lá.

O significado de Mocorongo está na categoria: Geral