Significado de Molécula

Compartilhar no Facebook

O que é Molécula:

Molécula é um grupo de átomos, iguais ou diferentes, que se mantêm unidos e que não podem ser separados sem afetar ou destruir as propriedades das substâncias.

Existe um conceito antigo que diz que a molécula é a menor parte de uma substância que mantém suas características de composição e propriedades químicas.

Porém, sabe-se hoje em dia que as propriedades químicas de uma substância não são determinadas por uma molécula isolada, mas por um conjunto mínimo destas.

Muitas substâncias familiares são feitas de moléculas, como o açúcar, a água, e a maioria dos gases, enquanto outras substâncias familiares não são moleculares em sua estrutura, como os sais, metais, e outros gases nobres.

Alguns exemplos de moléculas é quando dois átomos de oxigênio se combinam para formar uma molécula de oxigênio e quando um átomo de carbono combina com dois átomos de oxigênio para formar uma molécula de dióxido de carbono.

Molécula de DNA

O DNA dos seres vivos também é composto de moléculas, formadas por duas cadeias paralelas de nucleotídeos.

Nas moléculos do DNA estão presentes quatro tipos diferentes de nucleotídios: adenina, citosina, timina e guanina.

As moléculos do DNA apresentam a conhecida forma de uma espiral dupla, que são interligadas por pontes de hidrogênio.

Todas as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos e de alguns vírus estão presentes nas moléculas de DNA.

Saiba mais sobre o significado de DNA.

Molécula Polar e Apolar

A polaridade das moléculas orgânicas está relacionada com a eletronegatividades dos átomos que compõe esta molécula.

A molécula é considerada polar quando a diferença na eletronegatividade de dois átomos faz com que ocorra um deslocamento de carga.

A molécula é apolar quando não ocorre diferença de eletronegatividade entre os átomos. 

O significado de Molécula está nas categorias: Geral, Medicina