O que é Moral: entenda seus significados

Thiago Souza
Revisão por Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

A moral é um conjunto de regras, costumes e formas de pensar de um grupo social, que define o que devemos ou não devemos fazer em sociedade.

O termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”. São as regras definidas pela moral que regulam o modo de agir das pessoas.

A moral e a convivência em sociedade

Toda vez que se fala em moral, é preciso pensar em coletividade. Isso porque as regras que a constroem são definidas por um grupo de pessoas, ou seja, pelo coletivo.

Este conjunto de regras é estabelecido quando a sociedade acredita que alguma atitude pode tornar a convivência social mais harmoniosa e pacífica, como, por exemplo, não roubar, ajudar o próximo, entre outras.

É importante lembrar que em uma sociedade há grupos sociais distintos que possuem diferentes valores morais, como, por exemplo, as diferentes religiões, ideologias, culturas, famílias, entre outras.

A moral na Filosofia

Na filosofia, a moral é a parte que trata dos valores em si e do sentimento e ações do indivíduo, orientados por esses valores.

São as decisões que o ser humano toma, no exercício de sua liberdade, sobre o que deve fazer ou não para manter o bem-estar social.

Vários filósofos discutiram e definiram a moral ao longo do tempo. Principalmente como os valores são interpretados e como os indivíduos agem em relação a esses valores socialmente construídos.

Enquanto a moral é o conjunto de regras criado em uma sociedade, a ética é o estudo sobre os princípios que constroem e fundamentam a moral.

Veja também:

Thiago Souza
Revisão por Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.
Outros conteúdos que podem interessar