Significado de Nacionalismo

Compartilhar no Facebook

O que é Nacionalismo:

O nacionalismo consiste em uma ideologia e movimento político, baseados na consciência da nação, que exprimem a crença na existência de certas características comuns em uma comunidade, nacional ou supranacional, e o desejo de modelá-las politicamente.

Com precedentes na Idade Média, sobretudo nas monarquias absolutas, é a partir da Revolução Francesa que surge o nacionalismo moderno, simultaneamente com o apogeu da burguesia industrial. Posteriormente, a luta frente a um exército invasor (guerras napoleônicas) ou o desejo de independência (continente americano) deram ao nacionalismo um novo impulso.

No século XIX se assistiu à afirmação, quer da burguesia, quer do nacionalismo, que triunfariam juntos nas unificações italiana e alemã.

No século XX, o nacionalismo teve dois grandes momentos: o surgir de ideias nacionalistas de parceria com teorias racistas, como na Alemanha (nacional-socialismo), na Itália (fascismo) e no Japão; e o nacionalismo, que surgiu nos países colonizados, após a II Guerra Mundial, que se liga com o que atualmente se manifesta no Terceiro Mundo, perante as formas neocolonialistas de exploração.

Nacionalismo brasileiro

O nacionalismo brasileiro é um movimento que valoriza o Brasil, a sua cultura, a sua diversidade e o seu povo. Muitos consideram que a maioria do povo brasileiro não é nacionalista, ou só demonstra amor pela nação na altura de grandes competições esportivas como a Copa do Mundo.

Historicamente, o povo brasileiro nunca teve que se unir contra uma ameaça externa, como aconteceu em outros países. Mesmo quando o Brasil conquistou a independência, essa conquista foi alcançada para o benefício de um pequeno grupo que lutava pelos seus interesses. Muitos acreditam que por esse motivo o nacionalismo não foi fomentado no Brasil.

Nacionalismo romântico

O nacionalismo romântico (também conhecido como nacionalismo da identidade ou orgânico) é um tipo de nacionalismo que tem como base a noção de que o seu povo é único e criativo, e expressa a sua cultura através de várias áreas como a língua, religião, costumes, etc. No caso do nacionalismo romântico, o poder do Estado e as suas políticas são legitimadas graças à unidade do povo que está sob a sua governação.

Nacionalismo ufanista

O nacionalismo ufanista também pode ser considerado como nacionalismo exagerado ou exacerbado é o caso de um orgulho excessivo pelo país onde uma pessoa nasceu. Neste caso, é comum que um nacionalista ufanista se considere superior aos outros. Este tipo de presunção pode levar a atos de discriminação contra pessoas de outro país.

Nacionalismo e separatismo

O nacionalismo e separatismo são dois conceitos que em muitas culturas estão intimamente ligados. O separatismo consiste na intenção e reivindicação da independência política e econômica de um determinado povo ou nação. No século XX surgiram vários conflitos que tiveram origem no nacionalismo de alguns grupos separatistas. Alguns dos casos mais conhecidos são os conflitos em África, Iugoslávia, Chechênia, Caxemira, Timor Leste, Irlanda do Norte e na zona Basca, na Espanha.

O significado de Nacionalismo está na categoria: Geral