Significado de Nefrologia

Compartilhar no Facebook

O que é Nefrologia:

Nefrologia é uma área de especialização médica que tem como objetivo diagnosticar e tratar doenças nos rins e no sistema urinário.

Relativamente à etimologia desta palavra, ela tem origem no grego, onde nephros significa "rim" e logia significa "tratamento".

Um médico especializado em nefrologia é conhecido como nefrologista, e não se ocupa de doenças que ocorrem exclusivamente nos rins, mas também de condições e doenças como a hipertensão e o diabetes, que podem causar danos nos rins.

Muitas doenças e problemas abordados pela nefrologia ocorrem a nível do néfron, a unidade anatômica e funcional do rim. Essas doenças ou condições adversas podem ser insuficiência renal, cálculo renal, nefrites, infecções urinárias, hipertensão arterial, diálise peritoneal, etc. Alguns medicamentos também podem causar lesões renais. Contudo, muitas situações como essas podem ser evitadas se a pessoa visitar um nefrologista.

A hemodiálise é um tratamento comum na área da nefrologia, que filtra substâncias tóxicas do sangue, tornando-o mais puro. A hemodiálise funciona como um "rim artificial", porque cumpre a mesma função de um rim.

Em algumas circunstâncias, quando o rim não consegue cumprir a sua função, pode ocorrer um transplante renal, onde um rim é substituído por outro. O ser humano nasce com dois rins, mas é capaz de viver com apenas um. No entanto, uma pessoa que só tem um rim deve seguir um estilo de vida saudável, e cumprir algumas indicações, como beber bastante água e evitar comida excessivamente salgada, para não sobrecarregar o seu rim.

Como em todas as áreas da medicina, a prevenção é de elevada importância. Assim, os médicos recomendam que pessoas acima dos 40 anos façam tenham uma consulta no nefrologista todos os anos, para fazerem alguns exames. Apesar disso, pessoas que apresentem algumas condições (sejam hipertensas, diabéticas ou tenham casos de doenças renais no histórico familiar), devem consultar um nefrologista com maior frequência.

No Brasil, para se formar como especialista em Nefrologia, um indivíduo precisa de 10 anos de estudo (6 anos no curso médico, 2 como residente ou estágiário e mais 2 como residente ou estagiário em nefrologia).

O significado de Nefrologia está na categoria: Medicina