Significado de Obesidade

Compartilhar no Facebook

O que é Obesidade:

Obesidade é um termo com origem no latim obesitas que significa excesso de gordura e caracteriza o indivíduo gordo, com excessivo volume do ventre e de outras partes do corpo.

O excesso de peso expõe o indivíduo a várias doenças como hipertensão, diabetes, apneia do sono, etc., sabendo que há um aumento de mortalidade cardiovascular nos obesos. Também conhecida como adiposidade, a obesidade é a acumulação de gordura no corpo.

As causas que contribuem para um peso excessivo são muitas, sendo o estilo de vida ocidental (má alimentação, consumo de fast food - alimentos extremamente calóricos, sedentarismo, stress) a principal delas. No entanto, é importante referir que a obesidade também pode ser causada por vários distúrbios hormonais.

A obesidade mórbida é uma doença grave, que pode ter consequências críticas para um indivíduo. Normalmente uma pessoa é considerada obesa mórbida quando o seu Índice de Massa Corporal está entre os 40 e 49,9.

Obesidade infantil

A Organização Mundial da Saúde identificou a obesidade infantil como um dos problemas mais graves do século XXI a nível de saúde pública. Normalmente afeta diversos países, mas se verifica mais acentuadamente em países em desenvolvimento.

Tipos de obesidade

A obesidade pode ser categorizada em: obesidade nutricional (quando uma pessoa ingere excesso de calorias, através de alimentos com muita gordura), obesidade psicológica (causada por distúrbios ou condições psicológicas adversas como estresse, ansiedade, etc.) e obesidade comportamental (tem origem em erros de comportamento da pessoa, como sedentarismo, falta de exercício físico, etc).

Além disso, alguns especialistas identificam outros dois tipos de obesidade: feminina (ou ginecóide) onde a gordura se acumula especialmente nos quadris, coxas e nádegas; e obesidade masculina (ou andróide), onde a gordura se acumula mais na zona da cintura.

Obesidade no Brasil

A obesidade é um grave problema no Brasil. Uma pesquisa de 2013 do Ministério da Saúde afirma que o índice de obesidade no Brasil aumentou 54% em apenas 6 anos (de 2006 a 2011). Segundo essa pesquisa, em 2012, aproximadamente 51% da população com idade superior a 18 anos estava acima do peso ideal.

Obesidade e IMC (Índice de Massa Corporal)

O cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) é um dos instrumentos mais simples de medição da gordura corporal. O cálculo é feito através do peso do indivíduo (kg) dividido pela sua altura (em metro) elevada ao quadrado, tendo a seguinte equação: IMC = peso/altura².

O resultado do IMC pode ser encaixado na tabela abaixo:

18,5-24,9 - Normal
25,0-29,9 - Sobrepeso

30,0-34,9 - Obesidade Leve

35,0-39,9 - Obesidade Moderada
40,0-49,9 - Obeso Mórbido

50,0-59,9 - Super Obeso

> de 60,0 - Super Super Obeso

Numa análise clínica, são levados em conta outros fatores como idade, sexo, massa muscular, entre outros.

Tratamento e Prevenção

O tratamento da obesidade é feito através de uma dieta alimentar equilibrada e da prática regular de exercício físico. Em casos de obesidade mórbida pode ser recomendada uma cirurgia para redução do estômago (cirurgia bariátrica ou gastroplastia).

Um estilo de vida saudável deve ser adotado pelos pais, incentivando os seus filhos a praticarem esportes e a terem uma alimentação saudável e equilibrada. É um princípio para evitar o crescente aumento da obesidade infantil e na adolescência.

O significado de Obesidade está na categoria: Medicina e pertence ao dossiê: Doenças