Significado de Ocultismo

Compartilhar no Facebook

O que é Ocultismo:

Ocultismo consiste no estudo e prática de ciências que se rodeiam de mistério. É a ciência das coisas ocultas ou estudo das coisas e fenômenos para os quais as leis naturais ainda não deram explicação.

Algumas das ciências ocultas, como a alquimia (arte de transmutação dos metais) e a astrologia (predição dos acontecimentos através do estudo dos astros), tiveram algumas contribuições na criação de algumas ciências exatas. Algumas outras, como a adivinhação, magia e cabala, não funcionam de acordo com as regras da ciência positiva. A levitação e a telepatia são algumas outras ciências que estão ligadas ao ocultismo.

O ocultismo também pode estar relacionado com um conjunto de sistemas filosóficos e artes misteriosas baseadas em sistemas secretos. Muitas pessoas fazem a ligação do ocultismo com o satanismo e magia negra, e em sociedades secretas como os Illuminati.

O termo oculto significa algo que é secreto ou misterioso. Por esse motivo o ocultismo desperta um grande interesse em muitas pessoas, porque elas querem saber coisas misteriosas. Algumas querem saber o seu futuro, recorrendo a uma cartomante, praticante de outra forma de ocultismo, a cartomancia. Esse interesse por coisas ocultas explica o porquê de existirem inúmeros livros que abordam o tema do ocultismo.

Existem também teorias que indicam a ligação do ocultismo e misticismo no nazismo, que em ocasiões revelou interesse por objetos de poder arcano. Além disso, vários autores revelam que o ocultismo está presente em desenhos para crianças (alguns deles da Disney) e também no mundo da música, mais concretamente no rock, em letras escondidas dentro das músicas.

O significado de Ocultismo está na categoria: Geral