Significado de Odisseia

Compartilhar no Facebook

O que é Odisseia:

Odisseia é um poema épico do século IX a.C., descrito pelo poeta grego Homero, que narra as aventuras do herói Ulisses, na sua viagem de retorno para “Ítaca”, após a Guerra de Troia.

O nome “Odisseia” vem de “Odysseus”, herói grego, rei de Ítaca, que os latinos chamaram de Ulixes (Ulisses).

O poema “Odisseia” é formado de 24 cantos ou rapsódias, que contam as aventuras de Ulisses, numa divisão natural em três partes, embora não haja separação explícita.

A primeira parte da Odisseia é chamada “Telemaquia”, por tratar de Telêmaco, filho de Ulisses e Penélope. Abrange os cantos I a IX, nos quais Ulisses não aparece, ele só existe através das alusões à sua ausência, pois deixara Ítaca, rumo a Troia, para a Guerra.

Na segunda parte, que compreende os cantos V a XIII, ele relata as aventuras que Ulisses viveu durante a viagem, com a assistência de Atena, deusa da sabedoria, da razão e da Guerra.

A terceira parte da Odisseia tem como tema a vingança de Ulisses. De volta a Ítaca, após vinte anos, disfarça-se de mendigo e mistura-se ao povo. Gradativamente se inteira das traições cometidas na sua ausência. Aos poucos vai se identificando e junto com seu filho, luta contra os usurpadores, vencendo e exterminando todos, reassume o seu trono.

No sentido figurado, Odisseia é uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, é uma narração cheia de peripécias ou ocorrências singulares, variadas e inesperadas. Hoje, quando queremos nos referir a grandes feitos, falamos em façanhas homéricas e por odisseias entendemos os empreendimentos sobre-humanos.

Origem da Odisseia

A teoria sobre a origem da Odisseia sustenta que o poema foi mantido e transmitido oralmente, durante séculos, pelos “rapsodos” – um soberbo contador dos épicos da antiga Grécia, uma vez que Homero nunca escreveu o poema, pois na época de sua provável existência, a escrita não chegara à Grécia.

Segundo a tradição, o estadista ateniense Pisístrato (605-527 a.C.) foi quem pela primeira vez mandou colecionar todos os poemas “homéricos”.

O significado de Odisseia está na categoria: Geral